Palmira Margarida é doutora em Histórias das Ciências, Técnicas e Epistemologias pela UFRJ e sua pesquisa é voltada para cheiros, emoções e a domesticação e silenciamento da sensoridade dos corpos e dos sentidos. Através de seus estudos traz inovação de significado sobre o potencial dos cinco sentidos e da cognição intuitiva, o que ela chama de “farejamento”, um processo de transformação do indivíduo.
É mestra em Histórias das Ciências e da Saúde pela Fiocruz e pós graduada latu-sensu em Educação Ambiental pela UFRJ. Tem extensão em aromaterapia pela Uni-Rio e mais de 10 cursos na área. Atualmente é pesquisadora convidada em Montreal/ Canadá, leciona cursos, ministra palestras e oferece consultorias sobre cheiros, ciências, tecnologias sensoriais e arte de intervenção conectados a bem estar e potencialidade humana.
Faz perfumes desde criança, é sinesteta olfativa (condição neurológica em que embaralha os cinco sentidos), criadora da primeira escola 100% brasileira de perfumaria natural e fundadora da marca Perfumaria Ancestral ® , fundada em 2008. Através dela, traz um olhar vanguardista para cheiros e olfato, sendo uma busca pela sabedoria ancestral de forma subversiva, junto a perfumes artísticos e personalizados que funcionam como amuletos modernos para a reconexão do indivíduo com sua própria essência.
Em 2019 fundou o selo Mulheres-Planta® , uma assinatura mensal que propõe de forma revolucionária e única, através do mundo digital, um novo olhar sobre a relação entre humanos e plantas. O selo convida o assinante a adentrar no mundo vegetal junto a um processo de experimentação sensorial. Nesta, os cinco sentidos são ativados por ferramentas digitais e artísticas, conectadas ao aguçamento dos cinco sentidos, que levam o reino e sabedoria das plantas para qualquer local em que o assinante esteja.
Na jornada, é possível para uma pessoa, no vigésimo andar de um prédio em uma grande cidade, conectar-se com uma pequena e rara jasmim em uma floresta sem mesmo precisar tocá-la ou extraí-la de seu hábitat, trazendo ainda uma discussão bem atual sobre sustentabilidade e consumo conscientes.